ABRIL

“JOÃO SEM MEDO”Confraria das Estórias

Um espectáculo para a infância de objectos animados

dramaturgia e encenação de Ricardo Alves

interpretação de Sara Costa, Sara Pereira ou Teresa Alpendurada

cenários de Sandra Neves

bonecos de Susana Azevedo

figurinos de Sara Costa

Do espectáculo

"As Aventuras Maravilhosas de João Sem Medo" são um "divertimento escrito por quem sempre sonhou conservar a criança bem viva no homem". João, o protagonista desta história, nasceu em “Chora-que-logo-bebes” uma pequena e metafórica aldeia cercada por um muro. Recusando a tristeza e a melancolia que dominam a vida da aldeia, João salta o muro e parte à aventura pelo reino mágico e perigoso que rodeia a aldeia. Uma maravilhosa fábula sobre a liberdade e a coragem baseada no livro "As Aventuras Maravilhosas de João Sem Medo" de José Gomes Ferreira.

Do grupo

A Confraria das Estórias é um novo grupo de teatro da cidade do Porto que orientará as suas criações para a infância e jovens públicos.

A direcção artística é de Ricardo Alves e integra a companhia um grupo de jovens criadores.

Do Autor

José Gomes Ferreira (1900-1985) foi jornalista, escritor e poeta. Com uma vasta obra publicada iniciou a sua carreira com a publicação do livro de poesia “Lírios o monte em 1918.

Foi colaborador de vários jornais e revistas, tais como a Presença, a Seara Nova e Gazeta Musical e a Todas as Artes. Esteve ligado ao grupo do Novo Cancioneiro, sendo geral o reconhecimento das afinidades entre a sua obra e o neo-realismo. José Gomes Ferreira foi um representante do artista social e politicamente empenhado, nas suas reacções e revoltas face aos problemas e injustiças do mundo. Mas a sua poética acusa influências tão variadas quanto a do empenhamento neo-realista, o visionarismo surrealista ou o saudosismo, numa dialéctica constante entre a irrealidade e a realidade, entre as suas tendências individualistas e a necessidade de partilhar o sofrimento dos outros.

Das Aventuras de João Sem Medo

Inicialmente publicado em fascículos juvenis no jornal “O Senhor Doutor” em 1933, foi posteriormente coligido num romance em 1963. Em nota de segunda edição em 1973 José Gomes Ferreira disse: “E o sentimento de liberdade feliz com que senti correr a pena no papel, mesmo quando a constrangia a não cair no sentimentalismo moralizante. Ou o prazer que ainda hoje me recreio com algumas páginas deste divertimento pícaro, sempre esperançado que o meu gozo, suspeito de vaidade efémera, contagie os leitores mais relapsos e os convença a lerem esta saga de contestação mansa, vencendo o preconceito de nela entrarem gigantes, fadas e bruxas.

Bruxas? Não existirão - dirão os senhores peremptórios, naturalistas e suficientes.

Pois não.

Mas a caça às bruxas, isso afirmo-vos eu que há.”

Confraria das Estórias - João Sem Medo - Foto de Ana Lucia

foto: Ana Lúcia Cruz

Só para ocupar espaço
Só para ocupar espaço