“RÄADA”
Segunda vez
6 a 11 de Julho - Terça a Domingo 21h45m
encenador: Projecto Colectivo
texto: Stig Dagerman
Intervenientes: Valdemar Santos, José Bastos, Pedro Carvalho , Grovi, Susana Pinheiro e Cecília Santos
O projecto “Rädda”, é formado por duas partes que se complementam num todo.
Uma das partes consiste numa peça de teatro sob a forma de um monólogo, que cruza o lado biográfico do autor com o texto “A Nossa Necessidade de Consolo é Impossível de Satisfazer”. O texto final será o da obra atrás referida, complementado com outros textos do autor (“Vestido Vermelho”, “As Sete Pragas do Casamento”, “A Ilha dos Condenados”, “Jogos da Noite”, “Outono Alemão”, “A Serpente” e “A Sombra de Marte”).
A outra parte consistirá num filme realizado em alta definição (HD/FullHD) que explora todo o universo de Stig Dagerman – o Medo, a Fé, a Solidão, a Melancolia, o Suicídio, o Abandono, a Mentira, a, Angustia, a Morte e a Literatura… – recorrendo também essencialmente do texto “A Nossa Necessidade de Consolo é Impossível de Satisfazer”.
A apresentação pública do projecto “Rädda”, será a conjugação destas duas partes como se fosse apenas um objecto só e não separadamente.
Posteriormente, numa segunda fase, o filme será continuado, dando origem num projecto de filme isolado, dissociável da sua componente teatral.
A ligação das duas partes terá com ponto fulcral para além do universo e obra de Stig Dagerman, o facto de a interpretação ser feita pelo mesmo actor (Valdemar Santos).
O projecto “Rädda” será todo ele desenvolvido pelo colectivo “Segunda Vez”.