21 de Julho às 21h30 

Duas performances seguidas de uma conversa.

Pequeno Auditório do Teatro Rivoli, Porto.



 


Ramon Casas i Carbo, Decadente, 1899.


A ESPERA AO VIVO

Loreto Martínez Troncoso com o duo King-Salvi.


“A espera… de ‘esperar’ que é ficar à espera e sperare (ter spe). Esperança de... Ao mesmo tempo, a palavra latina spes está ligada à raiz indo-europeia spe- (expandir-se) presente também no adjetivo latino prosperus (feliz, que se expansiona, que se ex-pa-n-siona).”

A espera ou à espera é o título das palavras, das vocês que nascem no encontro com a peça VIVO.

VIVO, para harpa e massagem, é uma composição para quatro mãos e um recetor, desenvolvida por Angélica Salvi e Emily King. Na sua versão original destina-se a sessões individuais de bem estar. Nesta proposta abre o seu dispositivo a voz e sai ao nosso encontro.

Loreto Martínez Troncoso, nasce, vive e trabalha em. O seu trabalho consiste essencialmente em quem questiona os entre e. Desde faz uns anos, desenrola uma pesquisa sobre, um espaço mental onde a e os evocam o mesmo da construção de uma. Imagina e põe em lugar não para, mais também para se adaptar aos. Recentemente tem introduzido princípios nas suas obras que, via a montagem entre e, ou a través da introdução de uma voz de, produzindo novas postas em distancia e efeitos de. Tem colaborado com e participa a. Tem especialmente exposto em, na, no e nos/nas e os seus últimos projectos tiverem lugar no, em, na, no, no, nos/nas e na, a aa e na a-a-a-a-ah! Na intenção de desenrolar novas, amplia as suas pesquisas a traves do da, particularmente e vale-se da para, comprometendo assim a e a/o com os/as, etc.

Angelica Salvi é uma harpista que vive no Porto, Portugal. Completou os seus estudos de harpa clássica no Conservatorio Superior de Madrid, estudou Jazz no Arizona (EUA) e realizou dois Masters no Conservatorio de Haia (Holanda) especializando-se em música contemporânea e experimental. É professora de harpa do Conservatório de Música do Porto e dirige o projecto Female Effects. Actualmente colabora com diversas orquestras sinfónicas e é membro do Vertixe Sonora Ensemble. 

Emily King estudou a arte da massagem na escola Biopulse em França, onde obteve o seu certificado profissional em 2008. Trabalha de maneira independente, desenvolvendo um estilo pessoal no qual combina as suas influências e inspirações artísticas com as escalas técnicas e os altos estandartes desta arte dedicada ao bem-estar dos seres humanos. A través das suas oficinas e colaborações, explora maneiras criativas de aprender e/ou usufruir das massagens. Vive entre Porto e Paris.


+

PELOS NOMES 
de Vera Santos

Esta performance renasce da preocupação de saber do que se fala quando se dizem as palavras que se dizem, e antes de um manifesto que hei-de escrever.
As palavras estão gastas e cansadas, há que desempoeirar-lhe os sons e polir os seus significados.
Manifesto é uma declaração pública em que se expõem os motivos que levaram à prática de certos actos que interessam a uma colectividade.
Dar o corpo ao manifesto é arriscar-se, expor-se.
Ter opinião não é necessariamente estar a favor ou contra! É ter pensamento.
Performance é actuação. E o público (só?) assiste. (ver pf em letra A do dicionário)

Vera Santos
Nasceu no Porto, em 1973. Estudou artes plásticas na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, fez o Curso profissional de dança no Balleteatro; o Bacharelato de Teatro na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo; a Licenciatura em História da Arte na Faculdade de Letras e o Mestrado em Estudos Artísticos (Teoria e Crítica da Arte) na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Fez o curso de Coreografia e o de Artes da Performance  Interdisciplinares e Tecnológicas do Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian e, no âmbito do programa O Estado do Mundo, esteve na residência artística Sítio das Artes, instalada no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão daquela Fundação (Lisboa). Participou na residência artística MUGATXOAN co-organizada pela Arteleku (S. Sebastian/ Espanha) e pela Fundação de Serralves (Porto). Na génese é bailarina e está sediada no Porto.


+ + + + + 

PROGRAMA "UMA SEGUNDA POR SEMANA", VARIAÇÃO DA CULTURA

BILHETES: 5 EUROS.

INFORMAÇÕES E RESERVAS: 223 392 201
Só para ocupar espaço
Só para ocupar espaço