Variação da Cultura    
Uma Variação Constante
Pequeno Auditório do Rivoli
12 a 31 de Julho de 2014

A Variação da Cultura é uma plataforma informal de criadores que pretendem conjugar sinergias na difusão dos seus trabalhos.

A variedade encontra-se no mesmo espaço. A variedade nas formas - teatro, teatro para a infância, dança, performance ou novo circo - uma variedade de criações para uma variedade de públicos. Não é um festival, não são noites avulsas, não aparece ao acaso e não termina aqui. Criadores da cidade do Porto apresentam as suas criações no Teatro Municipal Rivoli, depois de em 2010 o terem feito na Sala Estúdio Latino do Teatro Sá da Bandeira.

O contexto mudou mas a pertinência da iniciativa continua a ser constante. Orientar para o público, para os públicos, sem restrições programáticas, filosofias formais ou linhas estéticas orientadoras. É um espaço de programação, um espaço de permissão aos criadores de serem vistos e permissão aos públicos de escolher ver.

A escala do olhar e a escala do mostrar estão com esta iniciativa, mais próximas. Através de um plano de comunicação conjunto aumentamos a escala do mostrar, focando a escala da oferta num palco da cidade.

Não é uma plataforma emergente mas sim um espaço de vontades firmadas. Na firmada vontade de, em conjunto, dar ainda mais visibilidade à cultura que no Porto se produz.

Porto, 2014

Chão concreto
Erva Daninha
Esquiva Companhia de Dança
Limite zero
Numa Norma
Patchwork
Radar 360
Teatro Bisturi
Teatro da Marca Branca
Teatro da Palmilha Dentada

Vera Santos
Só para ocupar espaço
Só para ocupar espaço